Sei que passei alguns dias sem atualizar o blog, mas como o St. Patrick's Day é um dia muito especial por aqui, vou dedicar uma postagem inteira só para contar as peripécias vividas do ultimo dia 17-03-2008. Esta é uma festa religiosa, que comeca quatro dias antes do dia do padroeiro, St. Patrick. As lojas, prédios e casas, de alguma forma fazem referência a data colocando enfeites verdes, muitos em forma de trevos que é um símbolo na Irlanda, por representar a santíssima trindade (pai, filho e espirito santo numa só pessoa). Lembrando que esta parte do país é católica. A decoracao está presente nas ruas, como se fosse Natal. Outro símbolo daqui é a idéia lúdica de que os gnomos trazem sorte e que atrás de um arco-iris existe um pote de ouro. Nesta festividade, eles fazem uma "salada de frutas", as pessoas se vestem de gnomo, usam o chapeu de gnomo (que aqui é uma cartola), usam raminhos de trevos de verdade presos a roupa, pintam o rosto com travos, bebem muita Guinness (cerveja tradicional por aqui), e páram para ver uma parada, diga-se de passagem muito estranha...
Esta parada acontece todo dia 17-03, reunindo numa passeata tudo o que tem de mais louco, pelo menos para mim. Pessoas de vários países vêm para olhar a mistura. Tem realmente de tudo, de balões de gás
em forma de dragão gigante, formiga, acrobatas,
bandas escolares, pessoas andando com pernas de pau, bonecos gigantes (um deles lembrava muito o Jaspion), crianças de escolas segurando cartazes, bailarinos, carros alegóricos e, acredite se quiser, até uma bateria de escola de samba brasileira. Parece muito com o carnaval, não do Rio ou de São Paulo, mas de Porto Alegre mesmo.Como eu não queria perder nada, acordei cedo e me arrumei toda, inteiramente de verde. Eu estava uma legítima Irish (irlandesa). Se eu não falasse nenhuma palavra, dava até para enganar.
Já na estação do Luas (trem elétrico) tive uma prévia das maluquices que iria ver ao longo do dia.... Muita, mas muita gente. Completamente fora da casinha a quantidade de gente que pegou o trem comigo. Todos traziam consigo alguma coisa na roupa, no chapeu, carrinho de bebe, que lembrava que era mais um St. Patrick's Day. Sem falar nos apitos, bigornas, balões e bichinhos de gnomo transportados pelas crianças. Outra coisa pitoresca são as irlandesas usando minisaias, tipo 5º, vento, sensacao termica de uns 3, e elas com as pernocas de fora. Tipo tô com hipotermia, mas tô bonita! Ah, tinham algumas com camisetas e gravatas gigantes dizendo: "Kiss me, I'm irish". Completamente fora da casinha....
Quando desci do Trem, no centro da cidade, jovens arrecadavam doações (não sei pra o quê) em troca de um trevo desenhado no rosto. Como estava sozinha, achei que seria muito mico, uma vez que eu já estava toda de verde, fazer mais um desenho no rosto.

Não sabia onde seria o desfile, mas não foi difícil, segui a multidão e me deparei com algo muito diferente. O desfile já tinha começado, simplesmente não havia mais espaço, nem para dar uma simples espiada. As pessoas vão para rua com escadas, sim eu disse escadas, para subirem e olharem melhor. Árvores, monumentos, prédios, postes, simplesmente tudo, era usado como arquibancada para assistir ao grande evento. Andei um longo trecho tentando no meio da multidão ver alguma coisa, já que as ruas estavam trancadas.
Demorei, mas encontrei um pedacinho da janela de um prédio. Era tipo, um metro e trinta longe do chão e tinha a largura de uns 15 cm. Uma senhora que estava com os filhos me ajudou a subir. Foi super solidária, achei que ia me dar um "pezinho", foi logo é me dando impulso mesmo, empurrou a minha bunda para cima e por milagre eu não fui pra o chão de novo. Depois, lá em cima, no meio de uma galera, dei um jeito de me virar para o lado rua que era o objetivo inicial.
Quando finalmente estava acomodada, por assim dizer, o filho da boa senhora resolveu subir e disputar o minúsculo
espaço comigo.... Ele aparece ao meu lado na foto.Passados os sustos e a impressão constante de que eu ia cair de cara no chão, eu pude olhar o fim do desfile. O lugar, nada confortável, pelo menos permitiu que eu visse aquele mix de coisas, para mim, muito sem nexo. Ah, renderam algumas fotos legais.
Mais tarde, recebi o telefonema da Renata, amiga e colega de colégio, e veio para Irlanda só para a festa. Por sinal, lembrei de colocar na bolsa a encomenda da mãe dela direto do brasil, um envelope com uma carta e um pacote de rapadurinhas de amendoim, do qual tive muitas vezes a tentação de devorá-lo. Mas a lembrança da mãe dela toda comovida porque eu iria encontrar com a sua filha fez com que eu resistisse bravamente à tentação. Quando encontrei com a Re, tomei um susto, ela estava falando cantado como uma baiana, logo descobri porque... Ela me apresentou os amigos, tinha baiano, cearense, nortista... Uma mistura do cão. Só ela de menina viajando com uma galera.
Foi muito bom ter encontrado com ela, já estava me sentindo meio só, principalmente porque não podia aparecer nas fotos... Estava muito frio... Logo fiquei animada com o pessoal e dei muitas risadas durante todo o resto do dia... Descobri que é proibido beber na rua, os guardas tiram as garrafas ou latas da mão mesmo. Ah, o parque da cidade (Stephens Green) fecha as 17h. Um amigo do pessoal, tambem baiano, esta morando por aqui. Como estou a pouco tempo por aqui, ele serviu de guia nao so para o pessoal da Renata, mas tambem para mim.
Conheci o Temple Bar, um bairro só de Pubs. Muito dez. Fiquei sabendo de uns restaurantes legais que pretendo ir quando estiver trabalhando também. Fomos num bar tradicional daqui o "Turk's Head Chopp House", que não paga para entrar e a música é 10.
A minha noite terminou cedo, como sempre, pois o ultimo Luas é às 11h30. Todos me deixaram na parada do Luas, e por sorte ele estava só esperando por mim! Dei uma corridinha e consegui pegá-lo. Senti um aperto no peito em dar tchau.... Eles me convidaram para passar uns dias em San Tiago. Vamos ver se rola, quando for fazer o meu tour "pelas oropa".
2 comentários:
Eu quero um chapéu!!!!!!Tras um chapéu de gnomo pra mim!!!!!!heheheheh!!Te mando os euros se for caro!!!!hihihih!!!Saudades Linok!!!Bjuss
Que dia louco e divertido, hein?! Adorei ler , conta mais, estaremos te acompanhando! Bjaooo!!
Postar um comentário